segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Uma Critica sobre a atual fase da igreja, utilizando o pensamento de Karl Marx ( Alienação).

"O trabalhador só se sente a vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado." [Karl Marx]
"O homem faz a religião, mas a religião não faz o homem." [Karl Marx]

O conceito de alienação é vasto e pode englobar várias maneiras e formas de pensamento. O primeiro filosofo a abordar esse tema foi Karl Marx. Isto está explicito em dois de seus trabalhos que respectivamente são: Manuscritos econômicos filosóficos (1844) e Elementos para a critica econômica política (1857), ambos enfatizam que o sistema capitalista é um sistema extremamente explorador e injusto, principalmente com as classes menos favorecidas economicamente, como a classe do proletariado sente na pele a todo o momento essa injustiça.
Para Marx, na idade média os trabalhadores agropecuários eram donos de suas próprias produções, ou seja, do produto em si, com a chegada da revolução industrial no século XVIII, o trabalhador perde em si o direito sobre o produto. Na verdade ele não conhece aquilo que produz, pois somente participa de um dos processos de produção daquilo que se denomina produto final, com isso o trabalhador se torna “Alienado”.
A palavra alienado significa: “cedido a outrem, transferido ou vendido”. Com isso o trabalhador passa por um processo de exploração, pois cede a mão de obra e em troca recebe salários, mas perde o direito sobre aquilo que produz.
O que isso tem a ver com a igreja? No contexto de hoje vemos que a classe dominante (Lideres), exerce uma força extraordinária sobre a classe dominada (membros), onde o membro não tem nenhum direito de opinar, criticar e nem ao menos participar das decisões de sua igreja. Com isso vemos que o conceito de “Alienação” se faz presente.
O mais interessante de tudo é observar a distorção do sentido da Palavra de Deus, para “alienar” cada vez mais a classe dominada, no caso os membros da igreja, isso nos remete uma idéia de que a força muitas vezes empregada por lideres faz com que os membros fiquem em uma situação complicada, as ameaças, os agrados e muitas vezes a opressão imposta torna os membros cada vez mais “Alienados”.
Com base na citação acima de Karl Marx, vemos que o trabalhador só sente prazer na hora de folga, pois na execução do serviço sente-se oprimido, forçado e explorado, é o que acontece com as igrejas na atualidade, pois os membros não sentem mais prazer em adorar ao Divino, justamente pela opressão exacerbada imposta por seus lideres, com bases infundadas e teologias sem fundamentações.
Com isso temos uma idéia de alienação religiosa, com a classe dominante(lideres) com cada vez mais poder e prestigio, enquanto a classe dominada(membros), vegeta a cada dia com a opressão imposta por lideres sem compromisso com a pessoa de Cristo e muito menos com os seus liderados.
Usando as palavras de um amigo pessoal: “A igreja se tornou um clube, onde todos são aceitos como associados, enquanto a mensalidade é o dizimo, e a recompensa pela matrícula do clube é um pedaço de (Bisnaguinha) e uma Tacinha de (suco de uva)”.


Bibliografia
MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ação Social a Moradores de Rua Dia 08.10.2011 (Mackenzie Voluntário).

Olá queridos amigos e irmãos, é com imenso prazer que em poucas palavras quero aqui expressar o meu sentimento de gratidão á todos os envolvidos nesse belo projeto, primeiro quero agradecer a Deus por nos conceder o previlégio de poder fazer essa ação, dou glórias á Deus, pois não mereço tanto amor da parte do Pai. Quero também agradecer á Universidade Presbiteriana Mackenzie, que nos influêciou a cadastrar esse projeto, concedendo-nos camisetas para toda a equipe, quero também ressaltar a coragem e força de vontade de todos os participantes do projeto obrigado a todos, como também não falar de nossos parceiros que sem eles seria impossível esse trabalho se realizar, que Deus possa retribuir em dobro na vida de cada um. Deus Abençõe.

Obrigado: Irmão Claudio (Manancial), Irmão Jhony Pedro, Misa, Vagner e Ulisses (Dias Pães), Flavia e Osmar (F.C.Rocha), Mara (Minha Esposa), Pr. Alexandre e Cong. Jd. Rosas, Ir. Ironildo, Rodrigo (Digão), Jorge e Zaide e todos aqueles que oram pelo projeto. Que Deus supra cada um de vós em tudo.