segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pastor ou Ator?

Caros leitores, hoje vamos discorrer sobre um assunto um tanto intrigante, o ministério de Pastor.
Teologicamente qual seria a definição de Pastor?
Pastor é o ministro religioso da Igreja Protestante ou Igreja Evangélica. O rito de investidura do pastor é chamado ordenação ou consagração, dependendo da denominação evangélica.

De acordo com o apóstolo Paulo, uma Igreja Local poderia ser dirigida por uma equipe de pastores (confira: Atos, 20.28; Filipenses 1.1).
Dependendo do ramo da Igreja, a função do pastor é desempenhada pelo presbítero ou bispo. Há situações no Novo Testamento onde esses termos parecem ser sinônimos (ver: Atos 20.17,28; I Timóteo 3.1,5; e Tito 1.5,7).
Definição de Pastor no Dicionário Português.
(latim) Que guarda os rebanhos.
Pois bem, vemos acima que o Pastor é o que guarda o rebanho, em João cap. 10 vs. 11 diz: Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”, pergunto-vos qual pastor hoje dá vida pelas suas ovelhas?
Estamos vivendo momentos verdadeiramente escassos referente a pastor dar a vida por ovelhas, vemos hoje homens perfeitamente completos na arte da dialética e da retórica, verdadeiros shows-man, que enfeitam os púlpitos e tablados por onde passam. Homens com capacidade de fazer pessoas chorarem e rirem com a mais perfeita habilidade (alguma coisa haver com Ator?), sem nenhuma preocupação com a verdadeira palavra de Deus.
Gostaria de perguntar aos caros leitores, que freqüentam alguma igreja evangélica, se perguntassem a você caro leitor o que você tem a dizer sobre o seu Pastor, qual seria a sua resposta?

Hoje ao ligarmos a televisão pela manhã antes de sair ao trabalho, ou também no crepúsculo da tarde ao retornar e no sábado e domingo pela manhã, vemos diversos pastores e seus programas, alguns com uma ênfase tremenda em comover as pessoas para que lhes paguem os caríssimos programas que o mesmo está promovendo, outros com dons magníficos de cura mais sempre com uma segunda intenção e ainda outros que se dizem homens de Deus e o resto é resto.
Agora me pergunto será que só esses camaradas são homens de Deus? Será que retrocedemos ao tempo da lei de Moisés e ninguém me avisou? Ou será que a Bíblia sagrada descreve algo que somente esses personagens compreendem?.
Não sei aonde iremos parar com tudo isso, mais uma coisa é certa, a palavra de Deus nos adverte que: “viriam falsos apóstolos e falsos cristos que enganariam até mesmo os escolhidos de Deus” fica ai um alerta para todos nós servos de Deus, vigiemos e oremos, para não sermos enganados por conversas moles e desonestas que não exprimem nenhuma realidade de Deus.
Eu olho para a palavra de Deus, e vejo o Apóstolo Paulo relatando: que no culto tem que haver salmo (cânticos), profecias, línguas estranhas com interprete, e o profeta que trará a mensagem, mais que essa mesma mensagem será julgada pelos que á ouvem para ver se realmente está falando da parte de Deus ou não.
Você tem julgado as mensagens que são pregadas na sua igreja, ou tem ingerido tudo aquilo que estão dizendo por ai??
Pense nisso? Você é servo do Deus altíssimo para fazer a diferença, e não para ingerir qualquer comida que lhe oferecem, o profeta Daniel ao lhe trazerem comida oferecida aos deuses da babilônia, ele recusou com risco até mesmo de morrer juntamente com seus amigos, mais por amor a Deus ele recusou e pediu para que o guardião lhe trouxesse apenas verduras, sabe porque? PORQUE OVELHA QUE É OVELHA SÓ COME VERDURA, não fica se contaminando com comidas e manjares oferecidos aos deuses por ai. Seja firme em sua opinião, questione e opine mesmo que você venha ser taxado de herege lembre-se JESUS também foi.

A paz a Todos.

Robinson Ribeiro.

8 comentários:

  1. Temos que ser a cada dia mais ovelhas do Pastor dos pastores...Mas também temos que deixar o Espírito Santo nos conduzir, pois os que tem o Espírito discerne, oque é do Espírito, e as verdadeiras ovelhas reconhecem quando a voz é do seu Pastor, ou de atores......parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito grato pelo vosso comentário Dignissímo Pr. e Amigo Luciano, realmente tu tens toda razão em seu comentário. Louvo a Deus pela vossa vida, e pelo vossa posição desrespeito ao assunto postado no blog.
    Abraços
    A paz.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade eu acho que dar nome de Ator para esses falsos profetas é ser modesto. pois acho que eles são verdadeiros palhaços, inventando a cada dia um novo espetaculo. cuidado meus irmãos, no inicio eram os imperadores que mandavam matar os cristões. hoje satanás esta usando estes homens que só pensam em acumular riqueza para si, e faz isso distorcendo a palavra.

    Davi

    ResponderExcluir
  4. Agradeço Davi pela vossa contribuição em nosso blogg.

    Que Deus Abençõe.

    ResponderExcluir
  5. Robinson estou lendo um antropólogo chamado Victor Turner, ele trabalha com antropologia da experiencia, e com isto, resgata Vna Gennep, o qual trabalha com o teatro. Turner trabalha em sua antropologia, a sociedade como um drama, inseri os conceitos de liminaridade e de liminóide, para explicar o tradicional e o moderno na sociedade, de modo que no Brasil o antropólogo John Dawsey trabalha com antropologia performática, ou da performance na USP. Bem o que tem haver "alhos com bugalhos", enfim, voce poderia ler alguns artigos desses dois O Turner e o Dawsey e dai extrair elementos para trabalhar o conceito de pastor num grande drama da sociedade no teatro da sociedade, o que você acha? Daria até para incluir o antropólogo Ervin Goffman na discussão, caberia até no seu TGI, caso você quisesse, aproveite sua proximidade com a Dra.Lidice, converse com ela sobre a minha dica! Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Fico muito grato em ter um Mestre deixando comentários em meu humilde blog, com certeza acatarei essa dica e buscarei mais informações, isso cabe com exatidão naquilo que busco para desenvolvimento de Tgi. Falarei com a Drª Lidice para ver o que ela acha..
    Muito grato abraços

    ResponderExcluir
  7. Carissímo amigo e irmão em Cristo Robinsom, graça e paz!

    Muitíssimo gratificante te encontrar novamente!
    Posso confessar que é um tanto constrangedor para mim, entrar nessas discussões calorosas e proveitosíssimas a respeito do reino de Deus, porém afirmo que o meu intuito aqui é somente aprender e em vez em quando dar os meus "pitacos"... É de extrema tristeza o momento por qual estamos vendo a barganha do evangelho e isso está sendo explicitamente mostrado a todos. Porém, a Bíblia sempre nos alertou quanto a este absurdo...
    Entretanto, temos outros tipos de espetáculo nas igrejas, desses não tão midiáticos porém, não menos famosos por nós frequentadores de igrejas pentecostais, que são preletores altamente estrepitosos intencionalmente usando palavras de efeitos para alcançar a sensibilidade emotiva dos irmãos dizendo ser esse o fogo do Espirito Santo, com o que dizem ser revelações divinas e profecias farjutas, com dizeres de voos de anjos no meio da congregação, etc...Levando muitos de nossos humildes irmãos acreditarem piamente nesses não tão menos impostores que os da manchete do post, caindo neste erro, pois a Bíblia nos recomendar para a examinarmos e retermos o que nos é proposto e abominarmos as heresias. Vale ressaltar que como pentecostal, acredito sim nos dons e avivamentos espirituais, porém, peço ao Onisciente e Onipotente Deus para identificar os "lobos" no meio dos "Cordeiros"

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  8. Realmente meu amado irmão, o vosso comentário retrata bem aquilo que estamos vivenciando em nossos pulpitos nos ultimos dias, mas é como o amado irmão em cristo ressaltou, isso não é motivo de espanto pois a escritura sagrada já nos adverte para esse tipo de situação assim como as mais adversas.
    Obrigado pela contribuição em nosso humilde blog.

    ResponderExcluir