segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Uma Critica sobre a atual fase da igreja, utilizando o pensamento de Karl Marx ( Alienação).

"O trabalhador só se sente a vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado." [Karl Marx]
"O homem faz a religião, mas a religião não faz o homem." [Karl Marx]

O conceito de alienação é vasto e pode englobar várias maneiras e formas de pensamento. O primeiro filosofo a abordar esse tema foi Karl Marx. Isto está explicito em dois de seus trabalhos que respectivamente são: Manuscritos econômicos filosóficos (1844) e Elementos para a critica econômica política (1857), ambos enfatizam que o sistema capitalista é um sistema extremamente explorador e injusto, principalmente com as classes menos favorecidas economicamente, como a classe do proletariado sente na pele a todo o momento essa injustiça.
Para Marx, na idade média os trabalhadores agropecuários eram donos de suas próprias produções, ou seja, do produto em si, com a chegada da revolução industrial no século XVIII, o trabalhador perde em si o direito sobre o produto. Na verdade ele não conhece aquilo que produz, pois somente participa de um dos processos de produção daquilo que se denomina produto final, com isso o trabalhador se torna “Alienado”.
A palavra alienado significa: “cedido a outrem, transferido ou vendido”. Com isso o trabalhador passa por um processo de exploração, pois cede a mão de obra e em troca recebe salários, mas perde o direito sobre aquilo que produz.
O que isso tem a ver com a igreja? No contexto de hoje vemos que a classe dominante (Lideres), exerce uma força extraordinária sobre a classe dominada (membros), onde o membro não tem nenhum direito de opinar, criticar e nem ao menos participar das decisões de sua igreja. Com isso vemos que o conceito de “Alienação” se faz presente.
O mais interessante de tudo é observar a distorção do sentido da Palavra de Deus, para “alienar” cada vez mais a classe dominada, no caso os membros da igreja, isso nos remete uma idéia de que a força muitas vezes empregada por lideres faz com que os membros fiquem em uma situação complicada, as ameaças, os agrados e muitas vezes a opressão imposta torna os membros cada vez mais “Alienados”.
Com base na citação acima de Karl Marx, vemos que o trabalhador só sente prazer na hora de folga, pois na execução do serviço sente-se oprimido, forçado e explorado, é o que acontece com as igrejas na atualidade, pois os membros não sentem mais prazer em adorar ao Divino, justamente pela opressão exacerbada imposta por seus lideres, com bases infundadas e teologias sem fundamentações.
Com isso temos uma idéia de alienação religiosa, com a classe dominante(lideres) com cada vez mais poder e prestigio, enquanto a classe dominada(membros), vegeta a cada dia com a opressão imposta por lideres sem compromisso com a pessoa de Cristo e muito menos com os seus liderados.
Usando as palavras de um amigo pessoal: “A igreja se tornou um clube, onde todos são aceitos como associados, enquanto a mensalidade é o dizimo, e a recompensa pela matrícula do clube é um pedaço de (Bisnaguinha) e uma Tacinha de (suco de uva)”.


Bibliografia
MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política

6 comentários:

  1. Robin,parabéns pelo blog.

    Estou seguindo....

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz meu grande amigo!
    Parabéns pelo texto, a comparação está perfeita, infelizmente temos que fazer essa comparação.

    Que o Senhor possa nos ajudar a mudar a tão triste realidade.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Higor meu amigo pela contribuição em nosso blog.

    ResponderExcluir
  4. Querido Robinson tenho que concordar que, em muitos casos ou situações, essa é a realidade! Infelizmente concordo, não por achar que não está certa sua interpretação, mas simplesmente pelo fato de querer acreditar que não deveria ser assim. De qualquer maneira, faça-se justiça, a sua crítica é oportuna, haja visto são os próprios sujeitos que cativam e manipulam as consciências alheias que nos dão os elementos para criticá-los nessa ação! Espero que essa situação mude!!! Gostaria convidá-lo a meditar no texto que escrevi a cerca do "valor do produto em Marx, sendo o produto visto como discurso do pregador assalariado pela instituição". Leia no meu blog, acho que daria uma discussão legal os dois textos! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Pr. Alexandre pela contribuição em meu humilde blog, realmente é com dor no coração e na alma, que escrevi esse texto, querendo não acreditar, mas vivenciando essa dura realidade, espero em Deus, que essa situação não perdure por muito tempo, tendo em vista que a vontade de Deus prevaleça em todo o tempo. A paz querido Pr. e Amigo.

    ResponderExcluir